domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Verdade Sobre o Nosso Inimigo


A Verdade sobre Satanás

Através da bíblia podemos estudar sobre a realidade de DEUS e todos os seus atributos, mas o que muitos não sabem é que também através da bíblia podemos estudar melhor o nosso inimigo, quem é ele, como age, suas fraquezas, suas fortalezas, enfim, conhece-lo melhor para poder ter vantagens sobre ele.

Nosso inimigo é mencionado com diferentes nomes na bíblia em torno de cento e setenta e cinco vezes, através de pronomes pessoais, descrições, nomes, atributos ou até mesmo ações.


  • Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou David a numerar a Israel. (I Cr 21.1)
  • Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. (Mt 4.1)
  • Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (Jo 8.44)
  • Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (I Pe 5.8)
  • E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; (Ap 12.7)
  • E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz, no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador dos nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. (Ap 12.9-10)
·        E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e, de dia e de noite, serão atormentados, para todo o sempre. (Ap 20.10)


Nosso inimigo também é tratado como o líder das forças espirituais malígnas, que se rebelam contra o Reino de DEUS e sua criação, o homem:

·        Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demónios senão por Beelzebú, príncipe dos demónios. (Mt 12.24)

·        E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. (II Co 11.14)

·        Em que noutro tempo andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; (Ef 2.2)

·        E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; (Ap 12.7)

 

Então quem ele é ? Qual a sua origem ?

No princípio, ele era o “modelo de perfeição”, não possuía nenhum tipo de pecado, inculpável em seus caminhos, considerado como aferidor da medida, cheio de sabedoria e formosura. Era o único ser angelical descrito com uma “classe única”, Querubim Ungido para proteger.
 
"Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estavas no Éden, jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardónia, o topázio, o diamante, a turquesa, o onix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados.
Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci: no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que, te lançarei, profanado, fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre as pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração, por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, por causa do teu resplandor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários: eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que vêem.
Todos os que te conhecem, entre os povos, estão espantados de ti: em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás, para sempre."  (Ez 28.11-19)


Personalidade de Satanás
 
Satanás , portanto, não é uma fábula ou estória contada a crianças, um erro nas mentes dos mortais, um ser humano de rabo, chifres e tridente que mora no inferno.
Em vez disto a bíblia nos revela a sua personalidade:

1.      Enganador de todos os homens (Ap 12.9 / II Co 11.14);

2.      Lider de todos aqueles que são pecadores (I Jo 3.8-10 / I Tm 5.15);

3.      Lider de todos espíritos rebeldes (Ef 6.10-18 /  Mt 9.34);

4.      Causador de doenças e enfermidades físicas e mentais (Lc 13.16 / Jo 10.10 / At 10.38);

5.      Leva os homens a pecar através de suas propostas (I Cr21.1 /Mc 1.13 / I Co 7.5);

6.      Opositor a DEUS e suas obras (Mt 16.23);

7.      Opositor aqueles que servem a DEUS (Zc 3.1-2 / I Pe 5.8-9);

8.      Mentiroso, buscando enganar de qualquer forma (II Co 11.14);

9.      Fomenta as rebeliões, afim de manter as pessoas cativas se aproveitando das adversidades sofridas (II Co 2.11 / I Tm 1.20 / I Pe 5.8-9);

10.  Deturpa o entendimento das pessoas, afim de confrontar DEUS (Lc 22.3 / Jo 13.2);

11.  Bloquear as orações e súplicas do homem a DEUS (II Co 12.1-7 / Dn 10.12-21);

12.  Bloqueia a divulgação da Palavra de DEUS (I Ts 2.18 / At 13.10);

13.  Ladrão da Palavra de DEUS, impedindo o Plano de Salvação (Mt 13.19 / Lc 8.12);

14.  Pode atribuir poder de operar milagres aos homens (II Ts 2.9 / Ap 13.1-18);

15.  Estrategista em desenvolver ciladas contra as pessoas (I Tm 3.7 / II Tm 2.26);

16.  Cega a atenção do homem à Palavra de DEUS (II Co 4.4);

17.  Incita as paixões da carne e do mundo, se apoderando da mente e da alma das pessoas à medida que se submetem às suas forças malignas (Jo 8.44 / Ef 2.1-3 / I Jo 2.15-17);

18.  Promove mentes divididas (Tg 1.5-9), incredulidade e dúvidas (Rm 14.23 / Gn 3.4-5), morte e debilidades (Hb 6.1 / Hb 9.19), procrastinação e exposição (At 24.25 / At 26.28) e divisões entre as pessoas e grupos (I Pe 5.8 / I Co 3.1-3).
 
Como ele age ?
Uma das coisas que mais nos intriga é tentar entender como funciona o Reino Espiritual, como se dá o seu funcionamento e a partir dele, de que forma satanás agiu, age e tem agido em nossas vidas
       Nosso inimigo age através de duas únicas formas, ou por Permissão de DEUS (Jó 1.12 / Mt 4.1) ou por LEGALIDADE¹ (Ef 4.27 / At 5.3-4 / I Co 7.5):
  • E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. (Jó 1.12)
  • Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. (Mt 4.1
¹ s.f. Qualidade do que é legal: a legalidade de um ato.

  Conjunto das determinações constantes das leis: manter-se na legalidade.

 
  • Não deis lugar ao diabo. (Ef 4.27)
  • Disse então Pedro: Ananias, por que encheu satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
    Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. (At 5.3-4)
  • Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que satanás não vos tente pela vossa incontinência. (1 Co 7.5)
 
As fraquezas e Fortalezas de satanás
         “David, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”  (I Sm 17.45)
            Devemos entender o Reino Espiritual e a partir dele conhecermos as fraquezas e fortalezas de cada lado (o Bem e o mal).  
 
Abaixo apresentaremos algumas “Armas” existentes contra satanás:
·        Dedicação à verdade ( Jo 8.32);
·        Retidão (Gn 12.1);
·        Fé (Hebreus 11 – Hb 11.27);
·        Amor (I Co 13);
·        Oração perseverante (Dn 6.10);
·        O Nome de JESUS (At 4.10);
·        O Sangue de JESUS ( I Jo 1.7);
·        Arrependimento (Mt 9.13);
·        Perdão (Ler Salmos 130);
·        A Palavra proferida (I Sm 17.45-47);
·        A Palavra de DEUS (leia a Bíblia e a conheça).
 
 Mas, quais os pontos Fortes que satanás utiliza?
  1. Mentira (II Co 11.14);
  2. Conhecedor do Reino Espiritual e seus preceitos (JÓ 1.7 / 2.2);
  3. Ser espiritual, não dotado de matéria (Ez 28.11-15);
  4. O Mundo (Lc 4.5-7);
  5. Sabedoria dentro da Palavra (Pv 10.21 / Is 5.13);
  6. Pecado (Rm 3.23).
 
 
Preparados para VENCER
 
Sendo assim, podemos nos preparar MELHOR para as lutas, nos municiando de todas as Armas Espirituais existentes e recebendo toda a "Sorte de Bençãos" proferidas pelo SENHOR.
 
Bases de Um Vencedor em CRISTO JESUS:
 
  • Conhecimento da Palavra de DEUS (A Bíblia);
  • Crença na Trindade (DEUS + JESUS + Espírito Santo);
  • Oração constante;
  • Jejum;
  • Perdoar e ser Perdoado;
  • Fé;
  • Amor;
  • Fortalecimento Espiritual;
  • Ter convicção da SALVAÇÃO.
 
 
Para TODOS, deixo as Palavras do nosso Senhor JESUS:
 
"Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo."

(João 16.32-33)
Ref. em Pesquisas:
Dicionário Dake, Biblia Glow, Dicionário Aurélio e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário